.comment-link {margin-left:.6em;}

Resma de Alfarrábios

Artigos de Fernando Aires. Todas as informações aqui, exceto as de propriedade do serviço Blogger ou citações, são propriedade intelectual de Fernando Aires, e registradas sob uma licença Creative Commons (para detalhes, vide descrição da licença no atalho abaixo). Comentários podem ser escritos na seção "Rabiscos" de cada artigo, e serão benvindos e lidos com carinho.

Minha foto
Nome:
Local: São Paulo, SP, Brazil

sexta-feira, 29 de outubro de 2004

Mudanças: necessárias, sempre necessárias

Não consegui encontrar a citação exata, nem falo grego para procurar no original, mas Heráclito de Tarso, filósofo grego, disse uma vez algo como "o mesmo homem não se banha duas vezes no mesmo rio". Nunca é o mesmo homem, como nunca é o mesmo rio. Bonito. Prenhe de significado.

Quando eu entrei na Universidade, entraram outras 89 pessoas para fazer o mesmo curso que eu. Tenho o privilégio e o prazer de manter contato até hoje com a esmagadora maioria delas, em maior ou menor grau. Depois de quase 4 anos, esses e essas Jovens, que passaram por experiências fortes (entrar numa Universidade, deixar de viver sob a tutela e a proteção dos pais, morar com pessoas com uma cultura muito diferente da sua, et cetera), invariavelmente mudaram. Por serem Jovens, e por passarem por experiências fortes.

O Ser Humano é como a Terra, que por sua vez é como um prato de polenta. Quando a polenta sai do forno para o prato (o que poderíamos chamar o "nascimento" da polenta - e o cozimento seria, portanto, sua "gestação"), ela inicialmente é uma massa mole e quente. Com o passar do tempo, ela resfria, e aos poucos vai endurecendo, até se tornar uma massa sólida. A Terra era inicialmente uma esfera de magma incandescente, que aos poucos foi resfriando, solidificando, até se tornar como é hoje - uma casca sólida, com uma proporcionalmente pequena esfera de magma concêntrica em seu interior. Tente, pois, moldar uma esfera (com luvas de amianto, para não machucar as mãos) com polenta recém-preparada e com polenta já resfriada, e você perceberá quão mais fácil é modificar a polenta "mais Jovem". Com o Ser Humano funciona da mesma forma. Claro que a idade não é o único fator determinante, e que, da mesma forma que uma polenta deixada na geladeira resfria mais rapidamente que uma deixada no forno ligado, as experiências externas aceleram ou retardam esse processo, mas a pessoa Jovem está, de maneira geral, mais suscetível a essas mudanças.

(Note que isso não faz impossível a uma pessoa idosa a transformação, como ainda podemos moldar polenta fria, e as placas tectônicas ainda se mexem, gerando terremotos...)

O Ser Humano também é como uma placa de ferro. Esbofeteie-a com uma luva de pelica, e você perceberá que não houve mudança sensível na sua estrutura. Um tiro de pistola, por sua vez, causa um buraco profundo na placa, chegando até mesmo - dependendo da espessura da placa e das especificações da pistola - a atravessar a placa inteira. Assim somos nós: as experiências mais fortes mais facilmente geram transformação.

Mas que bonito é ver as mudanças nas pessoas. Hoje vi uma menina que não via há muito, e - nossa! - como ela mudou. Era aniversário dum amigo em comum, e fomos num lugar onde só vendia chopp - sucos, água com gás, prá minha frustração, não havia. E vendo a menina tão diferente, - ela, que não se prendia a homem nenhum, hoje quase casada -, percebi como eu estou diferente também. Em 2001, um lugar com chopp barato e de boa qualidade não precisaria nem ter uma atendente atenciosa como lá havia, e a Cervejaria Universitária seria a Valhalla do beberrão que eu era. Hoje, eu me alimento cada vez melhor - prefiro um suco de limão batido com a casca e sem açúcar, tomando um chopp levíssimo à contragosto -, estou mais moderado em meus ideais, mais introspectivo e com uma ligação com o Divino mais forte. E me lembrei de tantos outros conhecidos e conhecidas, alguns amigos e amigas, e como todos eles mudaram. Cresceram. Evoluíram, sempre positivamente (ainda que, em alguns casos, o positivo não seja notável à primeira vista, e faz-se necessário um certo esforço para notar as melhoras). E como prá todos nós falta muito, o que não torna menos belas as mudanças que já ocorreram.

Lembro-me de Leonardo Boff falando d'"o Ser Humano como um projeto infinito", em seu livro chamado "Tempo de Transcendência", e da dádiva maravilhosa que é estarmos sempre na busca do mágis, incessantes, como Adão e Eva que, tendo um Jardim cheio de maravilhas, necessitam e se arriscam a conseguir a única coisa que lhes falta, e por isso lhes é dado o direito de vir à Terra, onde haveria muito mais a transcender e a alcançar. Essa é a herança que nos foi dada. Esse é nosso presente, nosso talento e nossa missão.